Neste sábado (19), o município promoveu, o Dia D da imunização contra a covid-19. Todos os 32 postos de PSF abriram as portas, além dos dois drive-thrus organizados nos estacionamentos da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) e da Prefeitura Municipal. Foram, ao todo, 1.475 doses aplicadas. O Dia D foi aberto oficialmente na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Centro/Vila Santa Rosa, com um ato simbólico: aos 57 anos, o prefeito Marco Antônio Lage foi vacinado contra a covid-19. Emocionado, o chefe do Executivo disse esperar que, em breve, todos os itabiranos possam ter o mesmo sentimento de alívio e esperança.
“Trabalharemos para isso. Por mais que a vacinação não esteja nas mãos dos municípios, cabe a nós sermos o mais rápido possível para direcionar os imunizantes à população tão logo eles estejam disponíveis. É o que estamos fazendo neste sábado, com o mutirão do Dia D, proporcionando mais acessibilidade a quem já pode se vacinar”, comentou Marco Antônio. Também com 57 anos, Sara Alves foi ao PSF acompanhada do filho, que possui autismo e já está vacinado. “Agora estou mais tranquila. Meu filho já tomou a vacina e agora eu também tomei. É um sentimento de felicidade. Estou, de verdade, muito feliz”, disse a itabirana.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, o mutirão nas unidades de saúde também tem o efeito de impulsionar a campanha de vacinação, além de proporcionar uma aproximação da comunidade com os PSFs. “Estamos em um momento importante da campanha, que é o da vacinação da população em geral, sem comorbidade ou dentro de algum grupo prioritário. Isso é muito significativo, porque é quando a gente enxerga que o processo está acelerando. Daí o simbolismo deste Dia D, para a população sentir que há uma campanha histórica sendo realizada e que ela está inserida nisso”, definiu.
Deixe um comentário