Adiado vencimento do IPTU em Santa Maria

Durante as fortes chuvas no mês de fevereiro, mais de um terço das residências de Santa Maria de Itabira foram atingidas pela cheia do Ribeirão Jirau, ou com o deslizamento de encostas. Centenas de famílias perderam bens e tiveram danos nos seus imóveis. A Prefeitura Municipal afirma que tem buscado recursos para a reconstrução de pontes e dispositivos. A Câmara recebeu Projeto de Lei (PL) propondo concessão de 20% de desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021, estendido a todos os contribuintes.

Segundo a gestão municipal, o percentual foi fruto de um estudo sobre o limite de desconto que não ferisse a Lei de Responsabilidade Fiscal. O recurso obtido através deste pagamento do tributo estava previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA). Existem regras sobre a renúncia fiscal. Enquanto acontece a análise e tramitação do PL, o vencimento marcado para o dia 15 de junho foi adiado. Além da concessão de 20% de desconto no pagamento integral do imposto, o PL também solicita autorização para o parcelamento em quatro vezes, caso seja a opção do contribuinte.

“Gostaríamos até mesmo de isentar o IPTU, mas temos que estar em sintonia com a legislação existente, além de também ser um momento difícil para a Prefeitura, com o acúmulo de despesas que tivemos com a manutenção dos abrigos, a limpeza da cidade e, agora, os investimentos para recuperação do que foi destruído, principalmente pontes. Pedimos recursos para a recuperação, mas, dos cinco milhões de reais solicitados, apenas 1,3 milhões foram aprovados”, lamentou o prefeito Reinaldo das Dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *