Marco Antônio Lage, Prefeito eleito de Itabira, tem aproveitando o período pós eleições para estreitar laços com administrações públicas, instituições, entidades de classe e empresas técnicas. A finalidade é conhecer a relação com o Poder Público Municipal, avaliar parcerias e conhecer as demandas para execução da atividade proposta. Marco chamou a aproximação de programa de trabalho.
“A visita que fizemos para o prefeito reeleito de Betim, Vittorio Medioli faz parte de um programa de trabalho, que antecede a nossa posse, e que vem acontecendo desde 16 de novembro, após confirmada a eleição. Trabalhamos primeiro na montagem da equipe de transição, e acompanhando o trabalho desenvolvido por eles. Fizemos os primeiros contatos com empresários. Estivemos na Acita, vamos procurar outras entidades empresariais,” disse Marco Antônio Lage, para a rádio Itabira.
Além da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), o Prefeito eleito, dia 23 de novembro esteve na Polícia Militar. Em primeiro de dezembro se reuniu com o delegado regional da Polícia Civil, unidade Itabira, Helton Cota. Se tratou de segurança pública e como o município pode fortalecer a atuação os agentes. Dia quatro, a conversa foi com o gerente do Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais) regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César, e os analistas técnicos Gina Ambrósio e Diogo Lisboa.
“Vamos encontrar com Sindicatos de Trabalhadores, também as Associações Comunitárias, antes de tomar posse. Estivemos com as polícias, vamos encontrar com a equipe de gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas e a Irmandade Nossa Senhora das Dores, através do Bispo Dom Marco Aurélio. Estamos visitando instituições de fora de Itabira, como a Prefeitura de Betim, entre as três melhores cidades do país em saúde pública”, revelou Marco Antônio, sobre a lógica de trabalho antes mesmo da solenidade de posse e diplomação. A atuação fase é a montagem da equipe de governo.
Dia 10 de dezembro, o encontrou ocorreu com o gerente regional da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Marcondes Coelho, acompanhado do técnico extensionista do escritório local da estatal, Mauro Lúcio Ferreira. O tema foi a importância da empresa pública para as atividades rurais e o protagonismo que o setor agropecuário terá no futuro. “Itabira é uma cidade com vasta extensão territorial e com uma grande área rural que merece ser mais produtiva, e a Emater certamente será parceira nesta missão,” concluiu o Prefeito eleito.
Esses contatos são super importantes. O prefeito precisa inteirar das nossas necessidade e buscar em outras cidades maiores como Betim, algum modelo de administração pública para o nosso município. O que é bom temos de ter humildade para copiar e incrementar em nossa cidade.